terça-feira, 19 de abril de 2011

Caderno de Ideias


Open publication - Free publishing - More megaeventos

Confira o documento Caderno de Ideias que serviu de guia para a discussão dos adolescentes durante o Encontro de Adolescentes pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo.

Clique na imagem para ver.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Direito ao Esporte no canal Futura


Mais um canal, desta vez o Futura, fez uma bela cobertura do Evento.

Assista aqui!

Mais uma iniciativa

 

Amanhã, 13 de abril, os adolescentes da Plataforma dos Centros Urbanos do Rio, vão participar do "Papo Jovem", programa da webrádio Sintonia -www.radiosintoniafm.cristo.com.br -, às 16 horas.

O programa é realizado pelo adolescente comunicador da Plataforma Arthur, do GAL Cuidar é Crescer. Os jovens vão conversar sobre o Encontro de Adolescentes pelo Direito ao Esporte, assim como a formação da Rede de Adolescentes pelo Direito ao Esporte.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Adolescentes participam de mais um chat para dicutir ampliação da rede


Os 22 adolescentes, dois de cada cidade-sede da Copa de 2014, participarão de um chat para troca de experiências e construção de um canal para ampliar o diálogo sobre o legado do megaeventos esportivos e tornar a Rede de Adolescentes pelo Direito ao Esporte uma realidade.

O chat será dia 15 de abril às 16h no site Voz dos Adolescentes  - http://www.vozdosadolescentes.org.br

Primeiros desdobramentos


Os adolescentes de vários cantos do país que participaram do Encontro de Adolescentes pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo voltaram para suas casas com a cabeça fervilhando de ideias e convictos de que podem fazer algo para contribuir para o legado social dos megaeventos no Brasil.

Alguns casos de jovens que já começaram a mexer seus pauzinhos pelo direito ao esporte no Brasil:


Milena, da Bahia, criou uma conta do Orkut para divulgar o direito ao esporte, e em 4 dias a comunidade já tem quase 100 membros. No sábado, Milena deu uma palestra em sua escola sobre a temática do evento e sobre sua experiência nestes dois dias de encontro.

Henrique, de Minas Gerais, também lançou uma conta do Orkut para mobilizar jovens na sua cidade.   

Fabiana, também de Minas, esta se preparando para encaminhar a carta feita pelos adolescentes para o prefeito de Belo Horizonte. 
Landerson, do Rio de Janeiro, integrante do Fórum de Juventudes, divulgou junto aos membros deste movimento sua participação no evento e a carta produzida pelo adolescentes. Já se organiza para criar uma rede de mobilização pelo direito ao esporte no Rio.

Se vc participou do evento e tiver realizando alguma articulação na sua cidade, conte sua experiência para nós. Envie e-mail para direitoaoesporte@gmail.com, ou comente aqui no blog.

Na mídia


Assista à reportagem da SportTv sobre o Encontro de Adolescentes pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo. Clique aqui.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Adolescentes entregam carta às autoriades e iniciam rede pelo direito ao esporte



O segundo dia do Encontro de Adolescentes pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo deu continuidade à discussão iniciada no dia anterior sobre o legado social e a participação dos adolescentes nos preparativos dos megaeventos esportivos  -  Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Pela manhã os adolescentes apresentaram  o produto das oficinas do dia anterior, em que através de encenações, música, atividades esportivas  e relatos de experiências expuseram os riscos e oportunidades dos megaeventos. Questões como ampliação do diálogo entre gestores e sociedade civil, ampliação da cultura esportiva, controle social sobre os gastos, ampliação de projetos sociais, exploração sexual infantil  versus aumento do turismo, infra-estrutura urbana, aumento de espaços de práticas esportivas nas escolas, bairros e praças, acesso ao transporte público e segurança, apareceram como inquietações e demandas dos adolescentes.

A adolescente Fabielle Meneguzzi relatou sua experiência como ex-atleta e das dificuldades de seguir em frente na profissão. “Eu poderia estar lamentando porque por falta de investimento não consegui prosseguir no vôlei, que era a minha vida. Mas hoje se estou aqui, me considero uma vitoriosa, porque posso ser uma porta-voz e lutar pelo direito ao esporte”,  disse.

À tarde os jovens retornaram aos subgrupos onde começaram a redigir a carta/manifesto que seria entregue no encerramento do evento às autoridades. Foram apontados os riscos e oportunidades além de proposições concretas. 

Com a presença de autoridades do âmbito federal, estadual e municipal - como a representante do Ministério do Esporte, o Secretário Municipal de Esporte e Lazer,  o sub-secretário estadual de educação - a representante do UNICEF no Brasil Marie-Pierre Poirier e a embaixadora do UNICEF Daniela Mercury, os  11 adolescentes representando as cidades-sede da Copa do Mundo leram cada um trechos da carta que abordou pontos fundamentais para o legado social dos eventos esportivos para a infância e a adolescência. A variedade de sotaques  confirmou a diversidade representada no evento.  

A proposta de Rede Nacional de Adolescentes pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo foi apresentada e os adolescentes motivados a ampliar a discussão iniciada no encontro em outros âmbitos, de forma que suas reivindicações encontrem coro e força pelo Brasil.

Daniela Mercury encerrou o evento em alto astral cantando junto ao grupo de percussão Fina Batucada.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

A logomarca



Sintetizar, por meio de formas e cores, o conceito da garantia do direito ao esporte seguro  e inclusivo. O resultado desse trabalho realizado pelo escritório de design carioca Evolutiva Estúdio em parceria com o UNICEF é a logomarca que já pode ser conferida nos materiais do Encontro dos Adolescentes pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo.

A Evolutiva trabalhou com a ideia da prática esportiva de forma divertida, alegre e colorida. As linhas da marca remetem ao movimento dinâmico do esporte. Além disso, a imagem apresenta o esporte seguro e inclusivo como um direito de cada criança e de cada adolescente. Foram esses elementos que serviram de base para o processo criativo.

"A marca não destaca uma modalidade esportiva específica, fizemos uma menção aos aros olímpicos - como elemento esportivo universal - simbolizando a união e a diversidade. Na nossa marca, os aros também viram uma brincadeira em movimento que contagia, promovendo a sociabilização, a capacitação, a interação e o espírito de equipe. E no meio de tudo, temos o coração, que pulsa forte e acelera, e se alegra em ver que os esforços em conjunto sempre valem mais a pena", diz Chris Lima, sócia da Evolutiva Estúdio.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

1º dia do evento mobiliza mais de 200 adolescentes


O 1º dia do "Encontro de Adolescentes pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo" já mostrou a força de mobilização que o esporte tem junto à juventude. Cerca de 200 adolescentes,  a maiorida do Rio de Janeiro, e outros 20 jovens vindos das cidades que serão sedes da Copa do Mundo no Brasil, botaram o corpo e a cabeça para se exercitar no Sesc Tijuca, durante todo o dia de hoje.

O dia começou com a atividade do "Caravana do Esporte", desenvolvida pelo Instituto Esporte Educação (IEE), em que divididos em 8 equipes os adolescentes se revesaram em atividades esportivas e lúdicas. À tarde os mesmos grupos participaram de uma oficina diagnóstica em que discutiram e apontaram as oportunidades e riscos dos megaeventos esportivos. A oficina proporcionou a troca de experiências e vivências dos jovens, vindos de diferentes partes da cidade e do Brasil.

Os adolescentes criaram um produto sobre os riscos e opoortunidades que será apresentado amanhã de forma lúdica. Teatro, dança, hip-hop foram alguns dos formatos criados por eles. Ao final do segundo dia,  os meninos e meninas formularão um documento sobre o legado dos megaeventos, que será entregue às autoridades que estarão presentes no evento.

O "Encontro dos Adolescentes pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo" é uma iniciativa do UNICEF e conta com a parceria do Ministério do Esporte, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, do Sesc Rio, Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), do Instituto Esporte & Educação (IEE) e do Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (Iidac).